skip to Main Content

Onde encontrar os melhores funcionários?

Encontrar os melhores funcionários pode ser difícil, mas não necessariamente exige um novo e lento processo seletivo na empresa. É possível prospectar aqueles colaboradores da instituição para identificar quais deles se destaca e merece uma chance de crescimento, bem como acertar em cheio durante a avaliação de candidatos a uma nova vaga.

O funcionário modelo

Se você quer começar sua filtragem pelo pessoal que integra seu quadro de funcionários, atente-se aos que fazem muitas perguntas, a fim de entender melhor o processo que está ou será realizado. Isso demonstra interesse em fazer um bom trabalho. Esse funcionário também costuma ser mais centrado e procurar sempre provar que seus argumentos estão corretos.

Mantendo seus funcionários felizes

Um empregado motivado desempenha um trabalho muito melhor e produtivo, por isso, para identificar os melhores colaboradores, mantenha-os motivados com o trabalho e depois comece a se aprofundar nas características de cada membro da equipe, seja em reuniões, questionários, dinâmicas, treinamentos, e etc.

Redes sociais

Hoje em dia um bom lugar para fazer uma filtragem de perfil de candidatos à uma vaga são as redes sociais. Pelo Linkedin você pode ter acesso a um currículo muito mais completo do que os enviados por e-mail ou deixados na portaria da empresa. Lá também é possível ver referências de outras empresas e conexões.

Se busca saber mais sobre a personalidade do candidato, visualize seu Facebook ou Twitter, pois lá estará quem essa pessoa é fora do ambiente de trabalho, como a defesa de algumas ideias e forma como lida com outras pessoas.

Análise do candidato

No decorrer da entrevista, veja se o candidato é seguro do que diz e se porta de maneira profissional. As vestimentas dizem muito sobre o profissionalismo da pessoa, mas isso não significa usar um terno caro, mas simplesmente se preocupar em não usar decotes, bermudas, saias curtas ou qualquer roupa ou acessório que não seja compatível com a seriedade do ambiente de trabalho.

Realize dinâmicas em grupo para saber como a pessoa age com o trabalho em equipe. O bom colaborador une forças em um trabalho em conjunto e assim chega mais rápido ao pleito da empresa. Alguns acabam se destacando, de forma que além de saberem trabalhar em grupo, também possuem uma liderança nata no processo.

Por fim, avalie se essa pessoa tem experiência na área e em caso negativo, se representa alguém comprometido com o trabalho e disposto a vestir a cabeça da empresa para ter uma carreira de sucesso.

Back To Top