skip to Main Content

Como estruturar um excelente processo de contratação

Comandar um processo de recrutamento para a contratação de novos funcionários em uma empresa não é algo fácil, sendo preciso agir com precisão para encontrar os melhores candidatos para o preenchimento de uma vaga. Tendo isso em mente, a seguir estão alguns cuidados importantes a serem adotados pelos profissionais que trabalham nessa área.

 

Prepare com atenção o anúncio da vaga

 

Ao elaborar o anúncio, é importante oferecer o máximo de informações que for possível, sem perder a objetividade. Entre os itens essenciais estão o nome da empresa, a carga horária, os pré-requisitos, principais atividades exercidas, os benefícios concedidos ao empregado e informação de como entrar em contato com a empresa. O salário, por sua vez, é um critério opcional, que pode ou não estar presente em um anúncio de emprego.

 

Determine o perfil comportamental que você está procurando

 

Entre os recrutadores, é comum ouvir a expressão “contrate o perfil comportamental, treine habilidades”, pois é muito mais fácil ensinar as particularidades técnicas ligadas ao cargo do que tentar modificar a personalidade de um funcionário. Por essa razão, é muito importante definir com precisão o perfil comportamental adequado para a vaga ofertada, o qual deve estar de acordo com os valores da empresa e com as características relacionadas àquela função.

 

Realize dinâmicas de grupo

 

Após selecionar os currículos que mais se encaixam à vaga, é interessante convocar esses candidatos para uma dinâmica de grupo. Nesse exercício, é possível observar mais claramente o perfil de cada um, e ainda perceber características importantes como espírito de liderança, capacidade de resolver problemas e lidar com a pressão, além, é claro, da facilidade ou não de se trabalhar em equipe. No geral, os recrutadores experientes definem essa etapa como um momento esclarecedor e que vale o investimento de tempo e dinheiro.

 

Faça as perguntas certas ao entrevistar

 

A entrevista é a oportunidade final para que o recrutador consiga descobrir informações importantes do candidato à vaga, por isso, é essencial utilizar bem esse momento e fazer as perguntas apropriadas. Como exemplo, é necessário ter a convicção de que o indivíduo realmente deseja permanecer naquele trabalho, afinal de contas, seria um desperdício investir em um recrutamento criterioso e depois de poucos meses o candidato se demitir. Portanto, fazer perguntas sobre o propósito de carreira e os objetivos para o futuro são ótimas alternativas.

Back To Top