skip to Main Content

A importância do Employer Branding

Para sua empresa, seus stakeholders e para você.

Atualmente, diversas empresas enfrentam dificuldade em atrair e reter ativos humanos de grande performance e qualidade.

A competitividade das empresas pelos melhores talentos, assim como diversos descontentamentos por parte dos funcionários já empregados, faz com que a rotatividade destes seja grande e encontrar a “pessoa ideal” para determinado cargo seja cada vez mais difícil.

A insatisfação com o trabalho, a falta de investimentos nos funcionários por parte da empresa, o salário que não é tão atrativo e o baixo esforço no desenvolvimento em valores abstratos são os principais fatores que fazem com que os colaboradores queiram sair do emprego em que estão. Claro, os profissionais de grande competência e qualidade sempre estarão em busca de oportunidades melhores, mas é possível trabalhar na percepção de “melhor” junto a eles através de identificação e atratividade.

Por isso, surge a importância de tornarmos o Employer Branding (reputação como empregador e valor percebido pelos talentos para recrutamento e retenção) ainda mais relevante.

Essa estratégia consiste em promover a imagem das empresas em busca de atração e retenção de grandes profissionais. Engajando-os cada vez mais a buscar informações sobre a empresa de forma fácil e prática, além de trabalhar na manutenção do interesse e da motivação de colaboradores que já estão na empresa, dos mais antigos aos mais recentes (especialmente em momentos de crise).

Atrair novos talentos também requer uma imagem positiva da empresa. É preciso comunicar-se com os estudantes de forma a atrair os melhores perfis para os programas de estágio ou trainee.

O primeiro passo para conseguir atingir tal cenário é garantir que a empresa possui sua essência muito bem definida (missão, visão e principais valores).

Uma boa comunicação com seus Stakeholders (tanto internos, como funcionários, quanto externos, como fornecedores e clientes) deixando claros os objetivos da empresa também é uma ferramenta muito eficaz para criar o senso de pertencimento.

Você busca apenas por funcionários ou objetiva que estes também sejam embaixadores de sua marca?

Back To Top