skip to Main Content

Técnicas para estudar melhor e tirar boas notas

Técnicas para estudar melhor e tirar boas notas

 

Ter um bom desempenho na escola ou na faculdade é o objetivo de todos os estudantes, mas às vezes, a falta de tempo para o estudo pode atrapalhar e ainda influenciar negativamente nas notas. Pensando nisso, a seguir estão algumas técnicas essenciais para otimizar o tempo e aprender de forma mais eficiente, com o intuito de melhorar as notas e o aproveitamento individual nas aulas.

Separe um local calmo e tranquilo para estudar em casa

 

Além de ter bastante atenção durante as aulas, é essencial revisar o conteúdo estudado em casa, mesmo que rapidamente. Para tornar essa tarefa menos cansativa e mais produtiva, o ideal é manter um espaço confortável e tranquilo para isso em algum ponto da casa. Nesse local, o aluno precisará de uma boa iluminação e de silêncio, dois fatores que comprovadamente melhoram a concentração e ajudam a assimilar os assuntos revisados.

 

Elabore um cronograma de estudos

 

Revisar as matérias sem um planejamento prévio acaba se tornando uma tarefa complicada e desestimulante para muitos alunos. Sendo assim, para evitar que isso aconteça, o mais indicado é criar um cronograma de estudos, com horários e as disciplinas a serem revisadas divididas de acordo com o seu nível de dificuldade. Além de ser uma importante técnica de organização, essa dica é ótima para otimizar o tempo e aproveitar ao máximo as horas dedicadas ao estudo.

 

Se prepare para provas e trabalhos com antecedência

 

Os alunos que estudam aos poucos durante todo o semestre possuem chances muito melhores de conseguir uma boa nota do que aqueles que deixam tudo para a última hora, tendo em vista que essa postura costuma causar estresse e ansiedade. Além disso, quem estuda com antecedência também é consegue anotar todas as dúvidas e conversar com os professores sobre esses questionamentos antes das avaliações, uma vantagem fundamental para os alunos que desejam ter um bom desempenho.

 

Desconecte-se das redes sociais durante a sessão de estudo

Apesar de parecer uma dica óbvia, deixar o celular de lado é algo bem difícil para grande parcela dos jovens nos dias de hoje. Porém, interromper o estudo para checar as mensagens do celular é algo que atrapalha bastante a concentração e coloca em risco o aprendizado dos conteúdos. Portanto, para evitar a tentação, o melhor para o estudante é fazer o log off de suas contas nas redes sociais enquanto estiver estudando, pois assim não receberá mensagens mesmo que esteja com o celular ao lado.

Back To Top