skip to Main Content

Escrever um trabalho de casa pela primeira vez

Fazer um trabalho de casa pode ser uma tarefa extremamente simples ou muito complexa. Tudo depende do que foi solicitado pelo professor. Mesmo sendo um assunto tão abrangente, existem algumas dicas que vão te ajudar a realizar qualquer trabalho e assim alavancar as suas notas. Veja as dicas que preparamos para você!Leia sobre o assunto

Não cometa o erro de copiar e colar algo da internet, pois muitos professores sabem quando a atividade é uma cópia, seja em comparação com a forma de escrever do aluno e do texto entregue, ou em na consulta de programas e sites que averíguam plágio pela internet.

Por mais que o tema do trabalho não seja o seu preferido, procure estudar sobre o assunto para saber do que está falando, assim é possível realizar uma tarefa bem melhor. Lembre-se: além de perder nota, copiar conteúdo de outrem e dizer que é seu é crime.

Não use logotipos na capa

É comum que alunos coloquem o logotipo da escola ou universidade na capa de seus trabalhos, mas não faça isso. Muitos professores tiram pontos neste quesito, principalmente se o trabalho tiver o peso de um TCC, APS, PIM ou outras atividades importantes que abrangem todas as matérias do semestre.

Lembre-se que você não detém os direitos da propriedade intelectual do logo da instituição de ensino, logo, não a inclua na capa. Faça uma capa simples, que tenha o nome da instituição no cabeçalho, o nome do trabalho no meio e os seus dados alguns espaços abaixo do nome da atividade. Cidade, mês e ano podem ser inclusos no rodapé da página.Cuidado com a caligrafia

Se o professor exigir uma atividade discursiva, significa que você terá que escrever manualmente o conteúdo. Se sua caligrafia não for muito legível é importante você treinar um pouco (se necessário até em um caderno de caligrafia) e escrever com calma e bastante atenção.

Normas ABNT

Essas normas são o pesadelo de todo universitário. Tudo isso por se tratar de normas muito detalhadas e padronizadas. A princípio parecem um bicho de sete cabeças, mas depois que o aluno utiliza pela primeira vez, começa a ficar mais fácil. Quem ainda não está na universidade é importante começar a treinar usando essas regras, pois serão uteis e obrigatórias na faculdade.

Elas determinam tamanho da fonte, tipo de fonte, espaçamento e muito mais. Por isso, pesquise sobre o assunto e faça com calma. Não deixe para última hora ou alguma coisa sairá errado. Quanto antes começar a padronizar o seu trabalho, melhor, pois assim evita imprevistos e erros de formatação. O melhor lugar para obter informações atualizadas sobre as regras é o site da Associação Brasileira de Normas Técnicas.

Busque pelo feedback

Mesmo que o trabalho não seja apresentado, procure o professor no caso de nota inferior a 10 e pergunte o que pode fazer para melhorar no próximo, assim você aprende com seus erros.

Confira outras dicas importantes do Estudante Herói e vença todas as batalhas de sua vida estudantil.

Back To Top