skip to Main Content

Como se preparar para o novo semestre

 

Mais um semestre se aproximando e você já se sente cansado? Não se preocupe. Seja você é aluno do colégio, cursinho ou faculdade (veterano ou calouro), saiba que existem formas de tornar o retorno aos estudos muitos mais tranquilo e organizado. Confira nossas dicas e prepare a sua mochila: as aulas vão começar!

Defina horário para dormir e acordar

O começo de um novo semestre gera um cansaço a mais no corpo devido a mudança de hábitos. Por isso, procure dormir mais cedo e consequentemente acordar mais cedo dias antes das aulas começarem.

No começo será difícil, mas pense pelo lado positivo: quanto antes você acordar, mais cedo sentirá sono e facilidade para dormir. Começar essa rotina de descanso antes do início das aulas ajuda a evitar a fadiga excessiva nas primeiras semanas de estudo.

Planeje a sua rotina de estudos

Procure marcar em uma agenda ou planilha a sua rotina de estudos, como datas de provas, trabalhos a serem entregues, atividades extracurriculares, entre outros assuntos. Desta forma você não corre o risco de esquecer algo importante e ficar desesperado para fazer tudo na prorrogação do segundo tempo.

Estipule metas

Procure estabelecer suas metas, sejam elas no âmbito educacional ou social. Por exemplo: conseguir um estágio, melhorar suas notas, não pegar nenhum exame, passar no vestibular, se sair bem no ENEM e etc.

Com suas metas estabelecidas, foque-se nelas e trabalhe para conseguir atingi-las. Você notará a diferença entre apenas querer algo e colocar em prática o que deseja. É trabalhoso, requer dedicação, mas o resultado vale muito a pena.

Compre seus materiais com antecedência

É comum muitos alunos deixarem para última hora a compra de materiais básicos e acabar aparecendo na universidade ou colégio sem canetas ou caderno pelo simples fato de que se esqueceu de comprá-los.

Não se prejudique. Um Estudante Herói de verdade compra tudo o que vai precisar com antecedência e só deixa para depois aquilo que não é urgente, como uma mochila da moda ou um livro que você só vai estudar daqui três meses.

Seja positivo hoje e sempre

E por último, mas não menos importante: seja positivo. Se você já começa as aulas reclamando das matérias, professores e da vida, tudo vai parecer mais difícil para você. Pessimismo é algo que contagia e derruba qualquer um. Não seja seu inimigo. Você é um herói e heróis vencem o mal que não permite as coisas de darem certo.

Veja mais esta etapa do curso como uma oportunidade para aprender e desenvolver o seu potencial. Não importa se você é veterano ou calouro, apenas tenha em mente que seu esforço será recompensado, que os professores estão ali para te ajudar e que em um futuro não muito distante, você vai colher os frutos do seu empenho nos estudos.

Nós do Estudante Herói estamos com você nesta batalha rumo aos seus sonhos educacionais. Ninguém disse que seria fácil, mas creia: faremos o possível para ajudar essa fase ser uma das mais incríveis e importantes da sua vida!

Back To Top