skip to Main Content

Como conseguir um intercâmbio

Realizar um intercâmbio, seja qual for a idade, é uma experiência que agrega bastante valor ao currículo profissional, além de ser ótimo para praticar um novo idioma e entrar em contato com outras culturas. Mas o que é preciso fazer para conseguir passar uma temporada no exterior? Leia logo abaixo as nossas dicas e comece já a sua preparação.

1. Pesquise quais programas oferecem bolsas de estudo
Existem vários programas que concedem bolsas de estudo para alunos brasileiros de diversas faixas etárias, tanto para os que acabaram de concluir o Ensino Médio, como também para universitários e estudantes recém-formados. Portanto, é importante pesquisar a fundo sobre esses programas e escolher os que se encaixam ao seu perfil para, finalmente, realizar a inscrição e começar a torcer para ser selecionado.

2. Faça um bom planejamento
Logo após tomar essa decisão de estudar no exterior, é importante começar a se planejar para isso. Nesse caso, o aluno deve preparar toda a documentação exigida, tirar o passaporte e o visto de estudante, caso seja necessário, e se atentar a todos os prazos de inscrição, os quais não podem ser perdidos em hipótese alguma. Para não correr riscos, o melhor é manter a organização desde o início desse processo.

3. Elabore uma carta de apresentação
Em alguns intercâmbios, seja para ganhar uma bolsa ou não, é necessário ter uma carta de apresentação, na qual o aluno deve se apresentar, contar brevemente sobre as suas experiências e o motivo pelo qual deseja ir para o destino escolhido. Na grande maioria dos casos, essa carta precisa ser escrita no idioma do país para o qual o aluno planeja ir. Por esse motivo, vale a pena pedir a ajuda de algum professor ou amigo que domine o idioma para corrigir a carta e garantir que não tenham erros de gramática e concordância.

4. Mantenha um bom histórico escolar
Muitas instituições de ensino dos Estados Unidos e da Europa levam em consideração o desempenho escolar dos candidatos, seja o do Ensino Médio para os que acabaram de conclui-lo, ou o da faculdade para os universitários. Sendo assim, a melhor dica é se esforçar para tirar boas notas, o que pode acabar sendo um diferencial no momento da inscrição e ao longo do processo seletivo.

5. Escolha um destino que combine com você
Por fim, uma das etapas mais importantes é escolher para qual país e cidade ir. Essa escolha é importante em vários sentidos, pois engloba fatores como idioma, cultura e clima. Para ter a certeza de que está indo para o lugar certo, é necessário pesquisar bastante, ler relatos de outras pessoas que já estudaram nesse destino e aprender o máximo possível sobre a cultura e os costumes locais.
Ao colocar em prática essas dicas, as chances de conseguir ter sucesso nessa empreitada se tornam muito maiores. Além disso, apesar desse parecer ser um processo complexo e demorado, com calma, paciência e organização é possível resolver tudo isso sem aborrecimentos

Back To Top