skip to Main Content

Dicas de como conseguir um estágio

 

O estágio é uma etapa muito importante para a profissionalização dos estudantes, pois serve como um momento de preparação para uma carreira que está começando a ser construída. Além disso, trabalhar e estudar também é uma opção necessária para muitos universitários que precisam de uma renda extra.

Porém, com a competitividade cada vez maior do mercado de trabalho, é preciso se destacar para conseguir a tão sonhada vaga de estágio. Tendo isso em mente, a seguir estão algumas dicas essenciais para os universitários que estão procurando por uma vaga no mercado.

1. Saiba quais são as competências mais valorizadas

Algumas qualidades são esperadas pelo recrutador ao entrevistar um candidato para uma vaga. Entre elas, é possível destacar a flexibilidade de exercer as suas funções, uma boa comunicação escrita e verbal e, é claro, a capacidade de trabalhar em equipe.

Em relação a essa última, demonstrar uma facilidade em trabalhar em grupo é uma habilidade bastante valorizada, pois indica que o candidato irá se ajustar facilmente a equipe e contribuir de forma positiva ao ambiente de trabalho.

2. Estude sobre a empresa que você pretende trabalhar

Ao ser chamado para uma entrevista, é fundamental que o candidato dedique algum tempo para estudar sobre o mercado de atuação da empresa, e também um pouco de sua história e filosofia. Para os recrutadores, isso é um sinal claro de interesse e pró-atividade dos estudantes. E o melhor de tudo é que não é difícil fazer isso, pois a maior parte das empresas de médio e grande porte disponibilizam essas informações em seus sites.

3. Mantenha a calma e não se atrase

Apesar de parecer uma dica óbvia, ter calma ao longo da entrevista e evitar atrasos são dois fatores que podem salvar um candidato de ser eliminado em um processo seletivo para estagiar. Portanto, caso a entrevista seja em um lugar distante, o melhor é se prevenir e chegar com antecedência.

4. Conte apenas sobre experiências válidas

Os universitários que estão procurando uma vaga para estagiar geralmente não possuem outras experiências profissionais, mas existem algumas outras atividades que podem contar positivamente nesse aspecto. Ter feito um intercâmbio ou uma viagem ao exterior, por exemplo, demonstra um certo conhecimento cultural e facilidade com outro idioma. Além disso, ter participado de grupos de estudo, empresas júnior e outras atividades extracurriculares na faculdade também são experiências que podem ser exploradas ao longo da entrevista.

5. Diga sempre a verdade

Às vezes por insegurança, alguns candidatos acabam aumentando as suas experiências e habilidades, seja ao dizer que domina algum idioma que na verdade não sabe ou ao declarar ter certas qualidades que não possui. Contudo, o recrutador é treinado para identificar essas inconsistências e, quando isso ocorre, as chances de ser eliminado do processo seletivo são bem grandes. Por essa razão, o mais indicado é dizer somente a verdade e ter a confiança de que as suas qualidades são o suficiente para conseguir essa tal sonhada vaga.

Back To Top