skip to Main Content

Como escolher as melhores disciplinas na faculdade

Como Escolher As Melhores Disciplinas Na Faculdade

Ao longo da grande maioria dos cursos universitários, os alunos irão se deparar com dois tipos de disciplinas, as obrigatórias e as optativas. Como o nome já diz, as obrigatórias precisam ser cursadas, enquanto as optativas devem ser escolhidas a critério de cada aluno. Porém, muitos acabam tendo muitas dúvidas sobre quais matérias escolher, e pensando nisso, aqui estão algumas dicas importantes a serem consideradas.

Converse com os alunos de outros períodos

Para descobrir com mais clareza o conteúdo de uma disciplina optativa, uma boa saída é procurar alunos que já cursaram essa matéria antes do novo semestre começar, e conversar com eles sobre quais foram as suas impressões. Nesse caso, o ideal é conversar com três ou quatro pessoas diferentes, para assim formar uma opinião com base no que foi dito por vários alunos, e não em função das impressões de uma única pessoa.

Leia atentamente a bibliografia das disciplinas

Boa parte das universidades disponibilizam em seus sites ou através de um Email a bibliografia das matérias oferecidas. Portanto, para saber se uma determinada disciplina está oferecendo um conteúdo que seja de seu interesse, o aluno deve ler com atenção os temas que serão abordados em sala de aula, assim como os livros e materiais didáticos utilizados. Para isso, vale pesquisar bastante e já conferir com antecedência se esses assuntos são interessantes ou não.

Defina qual área do curso é a sua preferida

Como as disciplinas optativas costumam aparecer no segundo ou terceiro ano do curso, isso dá tempo de sobra para que os estudantes já tenham definido que áreas do curso mais gosta, e também as que menos gosta. Com base nessas preferências, é possível escolher as matérias optativas que melhor de encaixam nesse núcleo de interesse, e ainda evitar aquelas que seguem a linha que o aluno não gosta tanto.

Procure o professor responsável pela disciplina

Se mesmo após tentar todas as outras alternativas, o aluno ainda tiver dúvidas em relação a uma matéria, uma das possibilidades restantes é procurar o professor que ministra aquela disciplina, seja pessoalmente dentro da universidade ou por Email. Ao fazer isso, o aluno tem a oportunidade de perguntar a alguém que domina aquele assunto sobre como serão as aulas e os métodos de avaliação, por exemplo, para assim tomar a sua decisão com mais segurança.

Back To Top