skip to Main Content

Dicas de materiais para o primeiro semestre da faculdade

Dicas para o início do primeiro semestre na faculdade

Após a aprovação no vestibular e as férias, o início das aulas na faculdade costuma ser um momento de muita ansiedade para os estudantes. Entre as dúvidas mais comuns dos universitários, está a questão do material escolar. O quê é preciso levar no primeiro dia de aula? Quais materiais não poder ser esquecidos? Que itens são indispensáveis?

Tendo isso em mente, a seguir estão os itens que todos os estudantes universitários devem comprar para o primeiro semestre.

Estojo de canetas

Durante o Ensino Médio, muitos alunos possuem uma verdadeira coleção de canetas, de várias cores diferentes. Na faculdade, a escolha do que levar depende essencialmente de cada aluno, sendo possível acompanhar as aulas apenas com uma caneta esferográfica azul, se for preciso. Por outro lado, nos cursos que demandam canetas e lápis específicos, como Design e Desenho Industrial, os professores irão indicar o que será preciso comprar nos primeiros dias de aula, por isso, não é necessário se preocupar em ter todo o material já no primeiro dia.

Post-its

Apesar de não ser um item essencial, o post-it pode tornar a vida universitária muito mais organizada. Através dele, é possível fazer pequenas anotações sobre as datas das provas, dia de entrega de trabalhos ou ainda observações importantes sobre o conteúdo estudado. Por isso, é recomendável para qualquer aluno ter em seu estojo um bloco de post-it já no primeiro dia de aula.

Marca-texto

O marca-texto é um item coringa, fundamental para marcar ainda durante as aulas a parte mais importante do conteúdo ensinado pelo professor. Ao fazer isso, se torna muito mais fácil de revisar posteriormente as questões mais relevantes antes de realizar uma avaliação, por exemplo.

Pasta sanfonada

Ter uma pasta sanfonada e dividida por cada matéria do primeiro período é uma das maneiras mais organizadas de guardar todos os textos e folhas de exercício que são entregues pelos professores. Sem uma pasta como essa, as chances de perder as folhas ou não encontrá-las facilmente são grandes.

Pen drive

Nas salas de aula cada vez mais modernas e tecnológicas dos dias de hoje, ter sempre em mãos um pen drive é fundamental para não perder novos conteúdo. Seja para armazenar os slides e vídeos de um trabalho em grupo, ou para salvar os materiais digitais apresentados pelo professor na aula, o pen drive é, sem dúvidas, um item essencial.

Back To Top