skip to Main Content

Porque um intercâmbio é extremamente importante

Porque Um Intercâmbio é Extremamente Importante

 

Se você pensa que inserir no currículo os 6 ou 8 anos de estudo de idiomas é o suficiente para atrair a total atenção dos recrutadores, você está enganado.

Já faz certo tempo que saber um segundo idioma, para muitas empresas, passou a ser um dos principais requisitos observados nos processos de seleção. Atualmente, o grande diferencial que pode ser apontado como item de destaque no currículo é o intercâmbio.

Diante do aprendizado que abrange tantas áreas da vida daquele que opta por embarcar nesta “aventura”, esse tipo de experiência coloca o candidato muitos pontos a frente dos inúmeros concorrentes existentes no mercado de trabalho. Além do aprendizado potencializado em ótimas instituições, da fluência e do aprimoramento técnico adquirido através da imersão na língua estrangeira ocorrida no dia a dia, o estudante é capaz de desenvolver várias habilidades pessoais, ampliando assim seus horizontes em busca do crescimento pessoal e profissional.

Habilidades pessoais desenvolvidas

É claro que ter uma boa formação acadêmica em universidades estrangeiras e experiência de trabalho em empresas de fora pode ajudar a alavancar a carreira e permitir que o candidato suba alguns degraus em um processo seletivo. Mas muitos destes mesmos candidatos se esquecem dos atributos implícitos encontrados naturalmente em um intercambista.

Estudar fora do país obriga a pessoa a sair totalmente de sua zona de conforto e se abrir para novos desafios. Isso mostra flexibilidade e disposição para mudanças, novos aprendizados e quebra de paradigmas, ajudando a desenvolver o senso de responsabilidade, disciplina e proatividade. Estas são algumas das importantes características pessoais que chamam a atenção das empresas.

Potencializando a rede de contatos

A formação de network também é um ponto que merece ser mencionado.

Se criar uma rede de contatos é essencial no mundo corporativo, imagina poder potencializá-la com contatos internacionais. Já pensou?

O estudante que se propõe a viver no exterior tem a chance de conhecer pessoas atuantes na mesma área e com objetivos profissionais similares. Esta expansão de network é extremamente importante, pois manterá as portas abertas para possíveis parcerias internacionais ou, quem sabe, para novas oportunidades de trabalho.

Resumindo…

É por tudo o que já foi citado anteriormente que o intercâmbio é visto com tão bons olhos pelos recrutadores. Uma vez que essa vivência tem o poder de mudar, literalmente, a percepção e o modo de agir de uma pessoa, ela é considerada uma grande experiência que leva um enriquecimento substancial aplicável em todas as áreas da vida, sendo, na ótica das empresas, um fator que pode agregar muitos benefícios para equipe.

Para quem busca algo para se destacar entre os demais e elevar sua carreira a outro patamar, passar um tempo no exterior e adquirir toda a “bagagem de experiências” oferecida por esta oportunidade, não é uma má ideia. Portanto, invista em seu crescimento pessoal e profissional. Esse poderá ser o divisor de águas em sua vida.

Back To Top